sábado, 29 de junho de 2013

Núcleo de Pesquisa Letramento do Professor

Apresentação: O Núcleo de Pesquisa Letramento do Professor, criado em 1991, envolve grupos de pesquisadores que estudam as práticas de leitura e escrita de alfabetizadores, professores de língua portuguesa e outros agentes de letramento com a finalidade de subsidiar os programas de formação de professores e contribuir para a compreensão da identidade profissional dos que ensinam a ler e escrever numa sociedade cada vez mais escrita. O Núcleo de Pesquisa Letramento do Professor constituiu-se em 1991, em resposta a uma solicitação de um município do interior do estado de São Paulo por assessorias na área de formação de alfabetizadores de jovens e adultos. Hoje o Núcleo abriga diversos grupos que visam a investigar as práticas sociais de uso da escrita de agentes de letramento escolar e não escolar, levando em conta seus contextos de atuação e a formação de uma identidade profissional. A base do Núcleo foi ampliada, incluindo hoje pesquisadores e líderes de pesquisa da PUC-MG, UFPA, UCS, da Faculdade de Educação da UNICAMP e da ONG Ação Educativa. O Núcleo tem sido responsável pela formação de doutores e mestres, pela orientação de alunos de iniciação científica e de doutores recém formados, e pela publicação de livros, coletâneas e artigos com os resultados da pesquisa sobre o letramento e a formação de professores e outros agentes de letramento. O Núcleo desenvolve hoje o Projeto Temático “Formação do Professor: Processos de retextualização e práticas de letramento”, apoiado pela FAPESP e pelo CNPq; participa do projeto de cooperação internacional “Ensino-aprendizagem da escrita na formação de profissionais de nível universitário” desenvolvido pela U. de Stendhal, USP e a UNICAMP, com o apoio das agências CAPES-COFECUB e do projeto “Letramentos múltiplos: formação de agentes de educação lingüística” com a UFRN, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq. O objetivo geral do projeto Formação do Professor: Processos de retextualização e práticas de letramento é descrever os mecanismos textuais e discursivos que permitirão inserir professores e alfabetizadores nas práticas de leitura e produção da escrita das diversas instituições de prestígio, levando em conta seu contexto de atuação e a formação de uma identidade profissional. Uma premissa central do projeto é que os usos da escrita pelo professor, que lhe permitem desenvolver seu trabalho como agente de letramento em contexto escolar, dependem das funções que a escrita tem nasua vida, por um lado, e de sua capacidade de entender e de transformar práticas não escolares de letramento, por outro. Pesquisadores da UNICAMP: Faculdade de Educação (FE): Ana Lúcia Guedes Pinto; Flávia Anastácio de Paula; Geisa Genaro Gomes; Leila Cristina Borges da Silva; Maria Cristina Santos de Oliveira Alves; Maria Cristina Silva Tempesta; Maria Eugênia Ribeiro D'Elia; Marissol Prezotto. Instituto de Estudos da Linguagem (IEL): Angela B. Kleiman; Carolina Assis Dias Vianna; Cláudia Lemos Vóvio; Clecio Bunzen; Cosme Batista dos Santos; Glícia Azevedo Tinoco; Julia Antônia Maués Corrêa; Luanda Rejane Soares Sito; Maria Sílvia Cintra Martins; Marília Curado Valsechi; Paula Baracat De Grande; Rosana Cristina da Cunha; Sílvia Letícia Matievicz Pereira; Simone Bueno Borges da Silva. PUC MG: Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues; Jane Quintiliano Guimarães Silva; Juliana Alves Assis; Maria Angela Paulino Teixeira Lopes; Maria Aparecida da Mata; Maria de Lourdes Meirelles Matencio. AÇÃO EDUCATIVA: Ana Lúcia Silva Souza; Mayra Patrícia Moura; Vera Masagão Ribeiro. UNITAU: Alessandra Aparecida de Castro Claro (aluna pesquisadora); Eveline Mattos Tápias Oliveira; Maria de Jesus Ferreira Aires; Maria do Carmo Souza de Almeida; Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda. Acesso em http://www.letramento.iel.unicamp.br/portal/

Prof. Arapuan Netto.

Reitor da UNISUAM assumirá a Presidência do Rotary Club Bonsucesso. O Prof. Arapuan Netto, Reitor da UNISUAM, que já foi homenageado por sua dedicação ao Rotary, será anunciado no dia 1° de julho como o Presidente do Rotary Club de Bonsucesso, nos anos de 2013 e 2014. Ele que possui um grande apreço pelo Rotary e pelas causas sociais declarou estar feliz e honrado com sua escolha para uma posição de tamanha seriedade. “Agradece a oportunidade, ressaltando a importância para a UNISUAM em poder contar com uma organização desta grandeza no propósito de trazer progresso para o bairro de Bonsucesso e região”. Fonte UNISUAMNews. Acesso em http://www.unisuamnews.com.br/reitor-da-unisuam-assumira-a-presidencia-do-rotary-club-bonsucesso

Notícias do Professor Colonese: Curso de Especialização a distância - Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA E INOVAÇÃO. INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA. Coordenadoria de Pós-Graduação Lato Sensu - EDITAL 02/2013. O Diretor do Instituto de Matemática e Estatística faz saber que abrirá inscrições para o processo seletivo visando o preenchimento de vagas no Novas Tecnologias no Ensino de Matemática, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, na modalidade Educação a Distância, para ingresso no 2º semestre de 2013, a ser realizado no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, na forma deste Edital.Ver completo em http://www.lante.uff.br/sitenovo/images/edital_2013_novatec.pdf O período de inscrições para o Processo Seletivo para os cursos de Pós-Graduação a Distância do LANTE/UFF 2013 estará chegando ao fim na próxima quarta-feira, dia 4 de julho!!! Inscrevam-se! O cursos são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no site www.lante.uff.br Fonte Professor Paulo Henrique Colonese

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Prof.ª Andrea Ramal.

Perfil: Andrea Ramal é educadora e escritora. Desde muito jovem dedicou-se à educação. Foi professora ao longo de 20 anos, atuando desde alfabetização ao ensino médio e na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Implementou programas de formação de professores e gestores escolares em diversos países. Foi consultora do MEC. Doutora em Educação pela PUC-Rio, atua como comentarista sobre o tema na Rede Globo, no Telejornal Bom Dia Rio. É uma das fundadoras da consultoria ID Projetos Educacionais. Membro do Conselho de Desenvolvimento da PUC-Rio e Presidente da Associação de Antigos Alunos dessa universidade. É consultora da Editora LTC (Grupo GEN) para publicações na área de Educação. Visão sobre Educação “Sou uma defensora da sinergia entre escola e família como propulsora de resultados de qualidade na educação de crianças e jovens. Sou entusiasmada pela inovação na educação através do uso consciente e crítico de mídias e tecnologias como ambientes de aprendizagem. Defendo a democratização do ensino, a reforma da qualidade na educação básica brasileira, e a qualificação e valorização dos educadores, através de políticas públicas consistentes e continuadas. Entendo a escola articulada com a comunidade e a vida concreta. Defendo a formação integral do estudante, voltada para a autonomia intelectual e a cidadania ativa e comprometida. Acredito numa sala de aula dialógica, inclusiva e plural, espaço de construção de novas identidades, capazes de se engajar na construção de uma sociedade justa, democrática, solidária e sustentável.” Acesso ao blog em http://www.andrearamal.com.br/perfil CARREIRA ACADÊMICA: • Estudou na Escola Municipal Albert Schweitzer, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, até o 3o ano do ensino fundamental. • No Colégio Sion, no Cosme Velho, Rio de Janeiro, terminou o ensino fundamental e médio. • Graduou-se em Letras (Português / Inglês, com licenciaturas). • Foi professora do Colégio Sion no final da década de 80, por cinco anos. • A partir de 1990, foi professora de Português e Literatura no Colégio Teresiano e no Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro. • Em paralelo, atuou por dez anos como professora e coordenadora na educação de jovens e adultos (EJA), num curso noturno para alunos trabalhadores de baixa renda, com estudantes do morro Dona Marta, Rocinha e outras comunidades. • Mestrado em Educação na PUC-Rio, com a orientação de Leandro Konder, deu origem ao livro “Pedagogia em Tempos de Crise (Edições Loyola). • No final dos anos 90, no Centro Pedagógico Pedro Arrupe, passou a atuar na formação de professores e gestores de escolas e universidades. • Em 2001, concluiu os estudos de Doutorado na PUC-Rio, com orientação de Sonia Kramer. A tese derivou no livro “Educação na Cibercultura” (Artmed). • A tese foi também destacada no Congresso Internacional Summit 2000, no Canadá, na conferência “Prácticas de lectura y escritura en el ciberespacio”. • Seus textos foram publicados em revistas de diversos países da América Latina e um de seus livros foi editado em seis países: Brasil, Itália, Colombia, Equador, Chile, Venezuela. Todos os direitos autorais desta publicação foram doados para obras de educação popular, administradas por padres jesuítas. • Foi articulista da Revista Guia da Internet.br, com uma coluna sobre Educação. • Publica regularmente artigos em jornais e revistas especializadas, com destaque para a Pátio - Revista Pedagógica, da editora Artmed (Grupo A), na qual também é membro do Conselho Editorial. • Realiza conferências em eventos da área de educação, no Brasil e no exterior. • Participa como avaliadora em bancas de teses de doutorado em diversas universidades brasileiras. Carreira como Consultora • Foi consultora da Fundação Roberto Marinho na formação de 3.500 professores das escolas públicas de Goiás, no projeto Multicurso Matemática. • No Projeto Estação da Luz, desenhou e apoiou a capacitação de 5.500 educadores da área de Português, Literatura, Artes e História, voltada para usar o Museu da Palavra como ambiente de aprendizagem. • Também com a Fundação Roberto Marinho, e a parceria do Centro Paula Souza, participou do desenho do programa Telecurso TEC. • Junto com Silvina Ramal, escreveu os sete livros didáticos do programa, que foram distribuídos para mais de 100 mil estudantes brasileiros. • Foi consultora do MEC para projetos de ensino médio integrado. • Apoiou a Secretaria de Educação da Bahia em projetos de diversas universidades. • Implantou programas de formação docente e de formação de lideranças em escolas e instituições de ensino superior em vários estados brasileiros e também na Colômbia, Chile, Uruguai e Paraguai. • Desenvolveu, com o apoio de fundações internacionais, projetos pioneiros na área da educação com tecnologias, como os CD-Roms “Educar para a Paz” e “Solidariedade”, voltados para a formação em valores. Estes materiais foram distribuídos gratuitamente para escolas públicas situadas em áreas de risco social, em países como Paraguai, Chile e Colômbia. • Foi responsável pela redação final do Projeto Educativo Comum, que norteia a ação educacional das escolas (96 colégios em 19 países), universidades (30 instituições em 14 países) e centros de educação popular (quase mil instituições em 19 países) dos jesuítas na América Latina e Caribe. • Criou, no Museu da República, o projeto “Janela Educativa”, com atividades na internet voltadas para aprender história do Brasil e para a formação do aluno como agente de mudança da história, todo inspirado no acervo do Museu. • Em 2001, fundou, junto com Silvina Ramal, a consultoria ID Projetos Educacionais, na qual uma equipe de consultores e especialistas atua na implementação de programas educacionais em universidades corporativas das principais organizações brasileiras. Obras Publicadas • Depende de você – Como fazer de seu filho uma história de sucesso. Rio de Janeiro: LTC, 2011. • Educação Corporativa - Fundamentos e Gestão. Rio de Janeiro: LTC, 2012. • Educação na Cibercultura: Hipertextualidade, Leitura, Escrita e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed (Artes Médicas), 2002. • Hacia un proyecto educativo común. São Paulo: Edições Loyola, 2004. • Histórias de Gente que Ensina e Aprende. São Paulo: Edições Loyola, 2003. • Lettera di S. Ignazio di Loyola a un educatore di oggi. Roma: AdP, 2005. (editado também no Brasil, Colômbia, Chile, Peru, Venezuela e Paraguai). • Pedagogia em Tempos de Crise. São Paulo: Edições Loyola, 1997. • O Menino e a Flor. Rio de Janeiro: AGRED, 1988. (infanto-juvenil). Capítulos de Livros • Educação, comunicação e mídia. No livro Conversa de Criança. Rio de Janeiro: Educação MULTIRIO/Prefeitura, 2004, v. 2. • Educação à Distância: entre mitos e desafios. No livro de: Lynn Alves; Cristiane Nova. (Org.). Educação à Distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Siciliano, 2003. • A Hipertextualidade como Ambiente de Construção de Novas Identidades Docentes. No livro de: Lynn Alves; Cristiane Nova. (Org.). Educação e Tecnologia: Trilhando Caminhos. Salvador: UNEB, 2003. • Educação com Tecnologias Digitais: Uma revolução epistemológica em mãos do desenho instrucional. No livro de: Marco Silva (Org.). Educação OnLine - Teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003. • Didática da Linguagem: ensinar a ensinar ou ler e escrever?. No livro de: Sônia Kramer, Maria Luiza Oswald (Orgs.). Didática da Linguagem. São Paulo: Editora Papirus, 2001. • Educação e Novas Tecnologias. No livro de: Cecília Irene Osowski (Org.). Provocações da Sala de Aula. São Paulo: Edições Loyola, 1999. • Biografia Comentada de Artur Alonso. In: PROEDES - UFRJ. (Org.). Dicionário de Educadores Brasileiros. 1a. ed. Rio de Janeiro: PROEDES/UFRJ, 1999. • Língua Portuguesa: O que e como ensinar. In: MEC - Secretaria de Educação à Distância. (Org.). Educação de Jovens e Adultos. 1a. ed. Brasília: MEC, 1999. Livros Didáticos • Construindo Planos de Negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2003. (com Ramal, Silvina Ana; Salim, C. e Hochman, N.). • Curso de Administração Empresarial (3 volumes). Fundação Roberto Marinho, 2007. • Curso de Gestão de Pequenas Empresas (2 volumes). Fundação Roberto Marinho, 2007. • Curso de Secretariado e Assessoria. (2 volumes). Fundação Roberto Marinho, 2007. . - See more at: http://www.andrearamal.com.br/perfil#sthash.dQtdM7X7.dpuf

1ª Conferência de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro.

A Prefeitura do Rio, através da SMAC, SEDES, SECONSERVA e COMLURB, vai promover no dia 5 de setembro a I Conferência de Meio Ambiente, cujo ponto central será a ampliação da coleta coletiva de lixo no município, priorizando a inclusão social de catadores de recicláveis. A Conferência pretende contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, debatendo a política de redução de impactos das mudanças climáticas e o incentivo à produção e ao consumo sustentáveis. PONTO FOCAL: A Conferência Municipal terá como ponto focal a ampliação da coleta seletiva no município, com a inclusão social de catadores de materiais recicláveis. CONFERÊNCIA NACIONAL – OBJETIVOS: -Divulgar e implementar a PNRS: Produção e consumo sustentável -Redução de impostos ambientais -Geração de trabalho e renda -Educação Ambiental -Contribuir para que os estados e municípios implementem a gestão de resíduos sólidos. PARTICIPAÇÃO: Todos os cidadãos cariocas e representantes do setor público e privado, tais como: ONGs, universidades, empresas e representações de catadores de materiais recicláveis, estão convidados a participar do evento. CONFERÊNCIAS LIVRES: Em paralelo à Conferência Municipal poderão ser realizadas conferências livres explorando a temática da Conferência Nacional. Site do evento: http://conferenciameioambienterio.com.br/site/ Fonte: Elvira Lúcia Moraes E/SUBE/CED/Extensividade / GT - Educação Ambiental. (via e-mail).

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Revista Interagir: convite para interessados submeterem seus textos para avaliação e possível publicação no número 17.

CONVITE: A coordenação da revista Interagir, juntamente com o seu corpo editorial, tem o prazer de convidar profissionais, pesquisadores, professores e alunos de instituições de ensino superior, órgãos públicos e organizações governamentais e não governamentais que atuam na extensão em interface com ensino e pesquisa a submeterem artigos científicos de sua autoria, em especial para a edição de nº 17, cujo prazo limite de recebimento é 30/07/2013.
A revista Interagir: pensando a extensão é um periódico da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura e do Departamento de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de refletir os saberes da extensão universitária, ampliando o debate, registrando e disseminando o conhecimento de ações extensionistas realizadas tanto no âmbito da Universidade como de outras instituições. As questões abordadas contextualizam assuntos inseridos nas áreas temáticas definidas no Plano Nacional de Extensão, a saber: educação, cultura, direitos humanos, comunicação, saúde, meio ambiente, tecnologia e trabalho. O periódico (ISSN 1519-8847/ E-ISSN 2236-4447) é divulgado por meio impresso e digital, publica apenas textos inéditos, escritos em português e relativos à extensão universitária, sob o formato de artigos, ensaios, relatos de experiência e resenhas. Os números 11,12, 13,14, 15 e 16 podem ser visualizados em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir. O número 17 está em fase de estruturação. Nesse sentido, convidamos todos os interessados a submeterem seus textos para avaliação e possível publicação no número 17. As normas detalhadas para apresentação de trabalhos estão disponíveis em: http://www.sr3.uerj.br/depext/depex_frentes_trabalho_revista_interagir.htm. Fonte: Lina Marcia Miguéis Berardinelli- Editora da Revista Interagir: pensando a extensão. Revista Interagir: Pensando a Extensão Departamento de Extensão - UERJ Rua São Francisco Xavier 524, sala 1054, bl. F. Maracanã. RJ. 20550-013 Tel.: 21 2334-0322. Departamento de Extensão Sub-Reitoria de Extensão e Cultura/SR-3/UERJ End.: Rua São Francisco Xavier, 524 - Sala T. 1050 - Bloco F Maracanã - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 20.550-013 Tel: (21) 2334-0548 / 0494 / 0097 / 0322 ou Fax: (21) 2334-2138. E-mail: depext@uerj.br ou sr3depext@gmail.com

No Estadão: Congresso entra em ritmo frenético e derruba até voto secreto para cassação

Newsletter JOÃO DOMINGOS / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo. Pressionados por manifestações nas ruas, parlamentares aprovam propostas que estavam no limbo há anos. Em marcha forçada pela pressão das ruas, Câmara e Senado adotaram um ritmo frenético de votações ontem e aprovaram várias propostas - algumas em tramitação há décadas - que surgiram na pauta de reivindicação da sociedade nas manifestações dos últimos dias. Veja também: Morre estudante que caiu de viaduto durante manifestação em Belo Horizonte. Estudo do Planalto sugere três temas para questões de plebiscito. 'Não existe tarifa zero' no transporte coletivo, diz Dilma. Haddad justifica suspensão de licitação de ônibus de São Paulo.
Dida Sampaio/Estadão. Protestos continuam e manifestantes levam a pauta das ruas para presidentes da Câmara e do Senado. Nesse compasso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou a proposta de emenda constitucional (PEC) que institui o voto aberto para processos de cassação de mandato de parlamentar por falta de decoro e por condenação criminal, que ficou quase seis anos no limbo das votações. O Senado concluiu a votação, relâmpago, da lei que regulamenta a distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE) com uma cláusula de proteção aos Estados. O Congresso deveria ter deliberado sobre as regras de distribuição do fundo em 1991. Tanto o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), quanto o da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convidaram representantes de movimentos e jovens ativistas que ocupam as ruas para reuniões no Parlamento com o propósito de conhecer a pauta de reivindicações. Deles, ouviram pedidos por mais cidadania, menos corrupção e até mesmo para que Calheiros deixe a presidência do Senado e o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) renuncie à presidência da Comissão de Direitos Humanos. Na pauta do clamor popular, a Câmara já havia rejeitado na noite de terça-feira a proposta de emenda constitucional que retrava poderes de investigação do Ministério Público. Antes apoiada pela maioria absoluta dos deputados, a chamada PEC 37 foi surpreendentemente derrubada por 430 votos contra apenas 9 a favor e 2 abstenções. A proposta que institui o voto aberto nos processos de cassação dos parlamentares foi apresentada pela primeira vez em 2007 e, no ano passado, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) insistiu e reapresentou a ideia. Donadon e mensaleiros. Aprovada na CCJ da Câmara, será agora apreciada por uma comissão especial. Depois, seguirá para o plenário, onde terá de ser aprovada por 308 votos, em dois turnos. O projeto já foi aprovado pelo Senado. Não será aprovada antes do julgamento do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), que teve ontem pena de prisão decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por seus pares (leia na A8). Mas deverá valer para os condenados no processo do mensalão, cujo julgamento na Casa deve ocorrer em 2014. Também será julgado por voto aberto o parlamentar que firmar contrato com órgão ou entidade pública ou assumir um cargo nessas instituições após eleito. Valerá o voto aberto se o parlamentar responder a processo de cassação por acúmulo de mandato eletivo, se for proprietário ou diretor de empresa contratada por órgão público, ou se ocupar um cargo nesse tipo de instituição. Todos esses casos já estão previstos na Constituição e podem resultar em perda de mandato, mas o voto era secreto. Fundo estadual. O projeto que estabelece as regras para a distribuição do FPE foi aprovado em cima da hora. O STF havia decidido que o Congresso deveria criar nova legislação para o fundo dos Estados até hoje. O projeto entrará em vigor com a sanção da presidente Dilma Rousseff. Como o FPE é formado por 21,5% da receita do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), deputados e senadores inseriram um dispositivo impedindo que desonerações relativas a esses tributos, concedidas pela União para estimular determinados setores, reduzam os repasses aos Estados. Agora a União só pode desonerar impostos federais. Acesso em http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,congresso-entra-em-ritmo-frenetico-e-derruba-ate-voto-secreto-para-cassacao-,1047473,0.htm

quarta-feira, 26 de junho de 2013

'Reforma política' supera 'protestos' nas redes sociais

Newsletter Breno Pires - O Estado de S. Paulo. Houve uma escalada de tuítes sobre uma possível Constituinte, com 50% mais mensagens que as relacionadas aos protestos. Nas redes sociais, que concentraram a mobilização da população para ir às ruas em manifestações por diversas causas nas últimas semanas, a reforma política assumiu, nesta segunda-feira, 25, o lugar ocupado pelos protestos depois que a presidente Dilma Rousseff (PT) propôs um plebiscito que defina a convocação de uma assembleia constituinte específica para o tema.
(Reprodução/Internet).Reforma política é tema em destaque de acordo com dados do 'Causa Brasil'Houve uma escalada de tuítes sobre uma possível Constituinte, com 50% mais mensagens que as relacionadas aos protestos. Foram 45.140 tuítes contra 29.392, entre as 17h da segunda-feira e as 17h de ontem. O levantamento foi feito com base nos dados da Tribatics, que faz monitoramento de mídias sociais (veja gráfico abaixo). De acordo com os dados do site Causa Brasil – que identifica os temas mais abordados dentro do Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google, com metodologia de pesquisa por palavras-chave, a cada hora –, a causa “reforma política” ficou à frente da causa “qualidade do transporte público” até o fim da manhã da segunda-feira, quando houve uma troca entre as duas, que seguiram equilibradas. Às 17h, 8,89% de cerca de 292 mil publicações analisadas se referiam ao transporte, ante 8,79% relacionadas à reforma política. No Facebook, era possível ver comentários pró e contra a proposta de plebiscito para uma Constituinte. Entre vários comentários de pessoas que tentavam discorrer sobre o tema, a principal dúvida era se uma assembleia específica seria ou não constitucional – assunto que não tem unanimidade nem no Congresso. “A vida está realmente difícil para a Dilma e o PT! Fala em plebiscito para convocar constituinte para a reforma política e imediatamente todos, nas redes sociais, viram especialistas em direito constitucional, dizendo que não pode”, dizia um usuário do Facebook. Alguns dos principais movimentos à frente de protestos, como o Passe Livre, não propuseram em suas páginas debates sobre reforma política. Um internauta questionou, pediu mobilização também em torno de uma reforma da Constituição, afirmando que era mais importante do que lutar pela tarifa zero, a bandeira do movimento. Acesso http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,reforma-politica-supera-protestos-nas-redes-sociais,1046945,0.htm

terça-feira, 25 de junho de 2013

Professor Ms. João Oliveira: Democracia X Produção.

João Oliveira é o diretor de Cursos do ISEC (http://isec.psc.br). Atua como professor universitário. Entre as matérias que leciona, está a Neurolinguística Aplicada à Psicologia Clínica, uma ementa inovadora no Brasil onde, junto com seus alunos, vem a cada semestre ampliando o conhecimento nesse tema. Com mestrado em Cognição e Linguagem na UENF-RJ e graduação em Psicologia e Publicidade, o autor ainda é apresentador de rádio e televisão, com mais de 20 anos no ar. e-mail oliveirapsi@gmail.com.br blog: Mente Humana http://www.joaooliveira.com.br
Prof. Msc. João Oliveira. O principio básico da democracia é que todos têm os mesmos direitos e, solicitada a decisão da maioria, o rumo deve ser alterado. Isto realmente é válido e funciona em uma instituição onde a produção é foco principal? Exemplificando: Uma tribo indígena estava sofrendo de um grande mal, uma doença que atingia as crianças e, em poucos dias, elas morriam com horrendas pústulas por todo o corpo. Um médico da cidade foi chamado por uma das mães preocupada com o destino do seu filho: ele ainda não havia demonstrado nenhum sinal da doença, mas era previsível que, em algum tempo, pudesse manifestar a mesma fatalidade. O médico, após um curto exame dos doentes, descobriu como imunizar todas as crianças que ainda não haviam manifestado os sintomas: uma vacina! Imediatamente ele mobiliza as mulheres da aldeia para que tragam seus filhos, pois o material para ser aplicado já estava em suas mãos. Para a surpresa de todos, o pajé se manifesta contrário e argumenta, com sua autoridade mística, que todas as pessoas que fossem furadas na pele pelo homem branco não seriam aceitas no reino pós vida e ficariam vagando, como almas perdidas, pela floresta sem rumo ou amparo, na chuva e no sol por toda a eternidade. Já aqueles que mantivessem sua fé nos trabalhos religiosos poderiam ser beneficiados com a cura do filho. Dito isto o pavor tomou conta de todos que se afastaram do médico. No entanto uma ou duas mães gostariam de vacinar seus filhos mesmo assim. O que fazer então? Líder da tribo, o cacique, chamou todos ao centro da aldeia para uma votação direta: os que desejassem vacinar seus filhos deveriam ir para o lado direito da praça central e os que fossem contra tal ato para o esquerdo. Foi uma esmagadora vitória contra a vacina e o médico teve de se afastar sem aplicar uma só dose. Aquela geração foi toda perdida, nenhuma criança escapou da morte e, em apenas três meses, as mães lamentavam não terem se posicionado contra o pajé. Houve uma votação, ganhou a maioria! Então, isto é exercício pleno da democracia para o melhor desempenho do grupo. Mas o resultado não foi o melhor possível. Onde está o erro? No nível de informação e distribuição de responsabilidades. Não se pode querer que todos de uma empresa tenham voz ativa no direcionamento da instituição como um todo. Pois, possuem diferentes formações com conhecimentos restritos a uma parcela da estrutura onde estão inseridos. Para decisões complexas, de ordem global, é necessário que o grupo seja uniforme em conteúdo ou um profissional especializado em gestão, que reúna as características do Pajé, seja capaz de direcionar a todos com seu carisma e autoridade, o que também não é garantia do melhor resultado. Errado é tentar desfazer a crença na democracia. Porém, ela só funciona bem quando todos estão em consonância com as diretrizes da empresa e munidos de toda a informação possível, não só da própria instituição como também do mercado coorporativo. Ouvir os colaboradores e analisar suas ideias pode economizar muitas etapas no crescimento, mas em alguns momentos o que a maioria quer pode acabar sendo ruim para todos. Desta forma pode ser um erro querer implantar uma atitude de relacionamento político seguindo a máxima de transparência nas resoluções. Claro que a rigidez vertical também é falha e causa prejuízos quando encontra resistência nas bases onde realmente ocorre a produção, distribuição e (pior) relacionamento com os clientes. O sistema mais funcional é o multigerenciamento por células, ou seja: iguais se resolvem em seus núcleos. Uma instituição orgânica que permite flexibilidade operacional tende a dar respostas mais rápidas ao mercado com menor esforço gerencial. No caso da aldeia do exemplo dado, pelo menos alguns dos curumins seriam salvos da morte certa e parte daquela geração seria preservada. Isto, se a aldeia fosse divida em células autogerenciáveis. Simples e descomplicado: os grupos de trabalho se tornam responsáveis pelo processo de gerenciamento da linha de produção, de um bem ou serviço. São eles os senhores que ditam o direcionamento em busca das melhores oportunidades de clientes internos ou externos, fazendo as devidas correções de rumo com a possibilidade de alteração de rota quando necessário for. Com certeza os manuais de conduta ética desaprovam qualquer pensamento que vai contra o valor democrático. Isto por que, provavelmente, estes valores não foram escritos por gestores e sim por ideólogos sem experiência prática nos meios de produção moderna. Na verdade é uma questão de adaptação ao mercado e a velocidade em que isto deve ocorrer para poder dar certo e gerar retorno suficiente à instituição. Pode ser que hoje o gestor maior esteja em uma posição onde o campo de visão não permite ver o vale completo, mas se persistir na escalada poderá, em algum momento, olhar além dos verdes campos onde, nem sempre, existe um arco-íris. Por isto, o melhor que pode fazer é distribuir binóculos ao invés de microscópios aos seus colaboradores. Para saber mais sobre cursos e treinamentos presenciais e on line: http://www.isec.psc.br/ ou acesse http://www.preparaonline.com.br/joliveira/parceiros/j-oliveira

C u r s o s e E v e n t o s e m D i r e i t o

C u r s o s e E v e n t o s e m D i r e i t o: A Escola de Direito foi fundada pelo Prof. Dr. Ives Gandra da Silva Martins e iniciou suas atividades em 1972 com o oferecimento de Cursos de Especialização e Extensão. Em 1988, tornou-se a primeira instituição não-universitária a receber o aval do MEC para ministrar pós-graduação lato sensu em Direito Tributário. Além dos cursos, a Escola promove eventos com especial destaque para o Simpósio Nacional de Direito Tributário, que está em sua 38ª Edição. Cursos: 1- Consultivo Tributário: Tributos Diretos e Indiretos. 2- Contratos Empresariais e Questões Contemporâneas. 3- Contratos Internacionais. 4- Direito da Construção e Infraestrutura. 5- Direito do Entretenimento. 6- Fundamentos do Direito Empresarial: Direito, Economia e Negócios. 7- Prática de Elaboração Contratual e Negociação. 8- Processo Tributário à Luz das Decisões dos Tribunais: As Ações Tributárias da Fazenda Pública e as Defesas dos Contribuintes. Simpósios: • IV Simpósio Nacional de Direito Empresarial: O Grande Papel da Pequena e Média Empresa • VIII Simpósio Nacional de Direito Civil: O Código Civil no 10º Ano de Vigência - Impacto nas Relações Contratuais, Empresariais e de Consumo • XXXVIII Simpósio Nacional de Direito Tributário: Aspectos Polêmicos de PIS-COFINS. Aula Aberta Gratuita: Data: 27/06/2013 às 19h30 - Tema: Mandado de Segurança em Direito Tributário. Palestrantes: Luciana Nini Manente e Maria Ednalva de Lima. Workshop: Data: 26/06/2013 às 8h. Tema: Convenção de Viena de Compra e Venda Internacional: Direito Comercial Global. Coordenação: Claudio Finkelstein. Local: Rua Martiniano de Carvalho, 573 - São Paulo, SP Estacionamento no local pela lateral, à Rua Santa Madalena, 75. Fone: + 55 (11) 3177-8385. www.iics.edu.br

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Professor Marcus Vinicius da Silva Nunes.

Mestre em Ciências da Educação. Professor da UniAbeu Centro Universitário.Especialista em Psicomotricidade e Docência do Ensino Superior. Professor de Educação Física da rede privada de ensino. Professor do Ensino Superior nas matérias Recreação Escolar e séries iniciais do ensino fundamental. Palestrante nas áreas: Educação Física Escolar, Psicomotricidade, Recreação, Jogos Cantados, Danças Circulares. Autor de livros na área de Psicomotricidade, Recreação e Jogos Cantados. Contatos: marcusvsnunes@yahoo.com.br Blog: www.caldeiraoderecreacao@blogspot.com Vídeo 1 - Atividade psicomotora 1: Ponte nos pneus: Atividade desenvolvida na aula de educação física - educação infantil, fase II. Circuito psicomotor, que no final, osalunos deveriam passar por cima da "ponte". Objetivos principais: equilíbrio e limites. Atividade psicomotora 2 Lançamento ao pneu: Atividade desenvolvida na aula de educação física - educação infantil, fase II. Circuito psicomotor, que no final, osalunos deveriam lançar uma bola de meia por cima da ponte, tentando acertá-la dentro dos pneus. Objetivos principais: coordenação motora, coordenação visomotora, limites, percepção tátil. Atividade psicomotora 3 Zig zag com arcos: Atividade desenvolvida na aula de educação física - educação infantil, fase II. Circuito psicomotor: passagem em zig-zag pelos arcos, passagem pelo pequeno túnel com uma entrada e duas saídas (neste ponto, as cores das saídas influenciaram na escolha da saída) e passagem pela ponte. Atividade psicomotora 4 Arcos e rastejar: Atividade desenvolvida com a educação infantil, no colégio Santa Maria, RJ, na aula de educação física. Ao sinal do apito, um aluno de cada vez deveria passar por baixo do arco (existiam 3 arcos e de cores diferentes) e ao final, rastejar por baixo da ponte. Objetivos principais: direcionalidade, esquema corporal, conhecimento sobre o corpo, corporeidade, coordenação motora. Atividade recreativa 5 Monge com bolão: Atividade realizada na aula de educação física, do professor Marcus Vinícius, colégio Santa Maria - RJ, para a turma do segundo ano do ensino fundamental I. Monge com bolão: dois alunos ao centro da roda representando monges adormecidos, e ao sinal do apito, deverão procurar os fugitivos e encostar o bolão. Atividade realizada no colégio Santa Maria, RJ, com o curso de formação de professores (curso Normal), durante a aula de educação física. Atividade recreativa 6 Jogos cooperativos com paraquedas: Atividade chamada Girassol: ao levantar o paraquedas, todos deveriam deitar no chão e formar um grande girassol.

domingo, 23 de junho de 2013

Curso de Gestão Cultural para gestores que trabalham na área.

Newsletter Paulo Saldaña. Inscrições estão abertas até 30 de junho; Instituição oferece 30 vagas. Uma das instituições com maior protagonismo cultural do País, o Sesc acaba de lançar seu primeiro curso de Gestão Cultural, voltado para qualificação de gestores que trabalham na área. A duração é de dez meses e as inscrições abriram nesta quinta-feira, dia 20, e vão até dia 30 de junho. O curso começa no dia 2 de agosto. Um dos destaques do curso, segundo a instituição, é a oportunidade de conhecer a expertise que o Sesc desenvolveu em seis décadas de atividades. A dinâmica da programação alterna aulas teóricas com vivências em unidades e atividades do Sesc e de outras instituições. O corpo docente é composto por gestores, profissionais e professores de universidades e organizações brasileiras e internacionais. "Nosso entendimento de cultura abrange não apenas o conhecimento básico, mas, também, um compromisso de ordem ética. Nesse sentido, o gestor cultural, deve adotar uma prática saudável, baseada na ética e no respeito. Para nós, esse componente ético da cultura é fundamental. Eu sempre relaciono estética e ética, vinculando cultura e educação, num processo de crescimento e desenvolvimento de uma sociedade inteira", afirma o diretor do SESC São Paulo, Danilo Santos de Miranda. Os conteúdos das aulas abordam políticas culturais, gestão pública da cultura, economia criativa, legislação e direito cultural, planejamento, educação e mediação, organização de instituições culturais e identidade e diversidades culturais, entre outros temas. O processo de seleção para as 30 vagas inclui análise da ficha de inscrição e entrevistas com os candidatos. A divulgação dos selecionados para entrevistas acontece em 6 de julho. Serviço: Início: 2 de agosto de 2013. Dias e horários: Sextas, das 13h às 22h, e Sábados, das 9h30h às 18h30. Inscrições: De 20 a 30 de junho de 2013. Preços: R$ 6.000,00 - R$ 3.000,00 – Usuários inscritos no Sesc e dependentes, pessoas com mais de 60 anos, professores da rede pública e estudantes. R$ 1.500,00 – Trabalhadores no comércio de bens, serviços e turismo matriculados e dependentes. O valor pode ser parcelado em 10 vezes no cartão de crédito ou boleto. Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo. Rua Pelotas, 141 – Torre A – 5.° andar – Vila Mariana – São Paulo – SP. Telefone: (11) 5080-3057. gestaocultural@cpf.sescsp.org.br Outras informações em www.sescsp.org.br/centrodepesquisaeformacao Fonte O Estado de São Paulo (ESTADÂO) acesso em http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,sesc-lanca-curso-de-gestao-cultural,1044825,0.htm

sábado, 22 de junho de 2013

Profª MARY SUE PEREIRA

Mineira de Belo Horizonte, Mary Sue transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde completou sua formação Acadêmica. Mestre em Tecnologia de Informaçao e Comunicação em EAD(UFC). Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Cândido Mendes; pós-graduou-se em Psicologia Pedagógica pela Fundação Getúlio Vargas; dirigiu o Depto Pré-Escolar do antigo Instituto Metodista Bennett, onde também lecionou Didática e Introdução ao Estudo da Criança em curso de Especialização; representou o Brasil na Assembléia Mundial da OMEP, em Bonn; ministrou cursos no Brasil e Bolívia. Especialista em Educação a Distância (SENAC NACIONAL), e pesquisadora em Educação Infantil e Educação Inclusiva. Vice Presidente da ABT(Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, RJ), gestão 2011-2013. É orientadora de Metodologia da Pesquisa nos Cursos de Pós-Graduação da AVM Faculdade Integrada, onde também leciona as disciplinas de Didática, Processos de Aprendizagem, Administração e Supervisão Escolar, Educação Infantil e Desenvolvimento, Aprendizagem na Educação Inclusiva na Pós-graduação presencial. Professora de História da Educação no curso de Licenciatura em Pedagogia na AVM Faculdade Integrada. Coordena área de Educação semipresencial que integra as modalidades presencial e distância, em atividade bimodal (blended learning), nos cursos de Pós Graduação da AVM Faculdade Integrada onde também é Mentora dos cursos de Pós-graduação a distância em Pedagogia Empresarial e Arte em Educação e Saúde. Autora do livro A DESCOBERTA DA CRIANÇA, A - Introdução à educação infantil WAK Editora (http://www.wakeditora.com.br/autores/exibir_curriculo.php?cliente=3)

sexta-feira, 21 de junho de 2013

REVISTA VERAS: aberto o período para inscrição de artigos.

Veras é um periódico acadêmico do Instituto Superior de Educação Vera Cruz voltado à publicação de estudos no campo da educação, resultantes de investigações e análises de fenômenos educacionais relevantes nesse campo do conhecimento. ISSN 2236-5729. De periodicidade semestral, não se restringe a um segmento específico do campo educativo. Assim, todos os níveis de ensino, como todos os aspectos que envolvem o ensino e a aprendizagem, podem ser contemplados, por meio de reflexões que contribuam para uma ampla e diversificada abordagem da problemática educacional contemporânea. Para tanto, Veras está aberta a todos os autores que quiserem compartilhar da discussão e da análise da educação na atualidade. As ideias e opiniões expressas nos artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, as opiniões do Conselho Editorial desta revista. Prazo para submissão: A revista Veras, periódico acadêmico voltado à publicação de estudos resultantes de investigações e análises de fenômenos educacionais e relatos de experiências pedagógicas, receberá artigos, propostas de resenha e relatos para a próxima edição até o dia 20 de julho de 2013. Acesse goo.gl/OrXJE para fazer a submissão do seu material. Fonte Revista Veras. Acesso em http://iseveracruz.edu.br/revistas/index.php/revistaveras

Notícias da 6ª.CRE - Rio: III Momento Pedagogico da Educação Especial.

III Momento Pedagogico da Educação Especial: informação gerando ação sobre surdez.
Aconteceu no dia 19 de junho de 2013 no auditório do GEC Coelho Neto (6ª.CRE - Rio) o III Momento Pedagogico da Educação Especial: informação gerando ação sobre surdez.
Na foto da esquerda para direita a interprete de libras Lucélia Marques, professoras Christiane Penha e Laura Jane, interpretes de libras Maria Madalena e Maria Regina.
Na abertura do evento os alunos do 5º ano da Escola Municipal Antonio Francisco Lisboa, tendo a frente a professora Vanessa Sabino, apresentaram o Coral em Libras, com a musica "Primavera" (Tim Maia).
Em seguida teve início a palestra da Professora Ms. Laura Jane Messias Belem, do laboratório de Libras do Instituto Helena Antipoff que seguramente proporcionou ao público presentes a construção de novos saberes.
Equipe de Apoio da Gerência de Educação da 6ª.CRE-Rio(Lucia Ines, Luciane, Christiane Penha e Alessandra Cardoso). Segundo a palestrante Laura Jane, precisamos constituir uma Equipe de Educação Bilíngue voltada à surdez em cada Escola-piloto de Educação Bilíngue (LIBRAS, Língua Portuguesa) e em Unidades Escolares com maior número de alunos surdos. O Coordenador Pedagógico e o Diretor da Unidade Escolar, juntamente ao AEE (de escolas-piloto e/ou com alunos surdos), favorecerão a comunicação, as trocas de experiências e o intercâmbio das ações propostas. O evento inclusivo contou com o trabalho dos interpretes de língua brasileira de sinais da 6ª.CRE Lucelia Marques Martins - E.M. General Osorio, Maria Madalena - E.M. Abraham Lincoln e da interprete de Libras Maria Regina - CIEP Oswald de Andrade.
Os participantes avaliaram de forma positiva o evento da 6ª.CRE - Rio, fazendo votos que novos encontros aconteçam.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Drª Maria Helena Rodrigues Navas Zamora

É professora da graduação em Psicologia da PUC-Rio desde 2000 e professora da Pós-Graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio a partir de 2012. É psicóloga social, com Mestrado (1992) e Doutorado (1999) em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, com projeto de pesquisa Psicologia Social, Instituições e Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Professora convidada para a National/Global Advisory Board for Faith and Justice in Community and Society, com sede em Indiana, USA, em 2011. É Vice-coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS, da PUC-Rio) desde 2006. Em 2010, foi Coordenadora Adjunta do ProUnir, Protagonismo Universitário e Empoderamento Profissional, em convênio com a SEPPIR, que teve como objetivo oferecer aporte aos alunos bolsistas, em especial aos afrodescendentes e consultora do projeto no ano de 2011. Foi docente do Mestrado em Psicologia Social na UNIVERSO entre 04/2010 e 08/2012, com projeto de pesquisa. Atualmente é colaboradora do programa. Atuou nas seguintes pós-graduações lato sensu em Psicologia Jurídica: Universidade do Estado do Rio de de Janeiro (UERJ- 2007 a 2011), Universidade Potiguar (UnP- 2007 a 2009) e Universidade da Amazônia (UNAMA - 2009 a 2011), além de ser professora convidada da Especialização em Teorias e Práticas Transdisciplinares e Violência: Direito, Educação e Saúde, da FUNEMAC (Fundação Educacional de Macaé - 2007 a 2009), do Curso de Especialização em Segurança Pública, Cultura e Cidadania da UFRJ e Ministério da Justiça (2007 a 2011), Especialização em Psicologia da Saúde da PUC-Rio (2007 a 2011). Participou do Projeto Justiça Juvenil da ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude), de 2008 a 2009. Foi consultora do Projeto Oficinas de Capacitação em Gestão de Risco da organização Médicos Sem Fronteiras, de 2008 a 2009. É sócia da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social). Membro do GT "Psicologia Comunitária " da ANPEPP desde 2012. É membro da CEDECA-RJ (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) desde 2012. Foi colaboradora do CRP-5 (Conselho Estadual de Psicologia) em 2009 e 2010. Tem experiência em formação para trabalhadores sociais e políticas públicas. Atua principalmente com os temas de Psicologia Jurídica (direitos humanos da criança e do adolescente, jovens em conflito com a lei, sistema socioeducativo, educação de jovens), desigualdade social (processos de inclusão e exclusão social, educação e desigualdades, racismo) e Psicologia Social Comunitária (autogestão, movimentos sociais, acesso a direitos sociais).

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Profª Fátima Alves.

Fonoaudióloga, Sócio-terapeuta Ramain-Thiers, Psicomotricista titulada pela SBP. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, UNIPLI. Docente da Pós-graduação presencial e da Licenciatura a distância em Pedagogia da AVM Faculdade Integrada. Orientadora de monografia dos cursos de Psicomotricidade e Arteterapia da AVM Faculdade Integrada. Professora Convidada dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva da FAMESP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicomotricidade, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicomotricidade, inclusão e down. Presidente da ABP, gestão 2008/2010. Autora dos livros da WAK Editora: “Psicomotricidade: corpo, ação e emoção”; “Inclusão: muitos olhares, vários caminhos e um grande desafio”; “Como aplicar a Psicomotricidade: uma atividade multidisciplinar com Amor e União” e “Para Entender a Síndrome de Down”. Participante de eventos nacionais e internacionais em Psicomotricidade e Educação como ministrante em palestras, cursos e workshops. Autora, coordenadora, tutora e professora do Curso Para Entender a Síndrome de Down da GPEC - Educação a Distância - Formação e Aperfeiçoamento.
Acesso ao Blog em http://psicomotricidade1.blogspot.com.br/

Eventos Acadêmicos e Centíficos: qual a importância para as instituições de ensino?

A organização de eventos dentro de uma instituição de ensino precisa encontrar em suas comissões o elemento central de gerência. Aquele profissional que estudará as necessidades da equipe (comissão organizadora e comissão científica) com a finalidade de obter a logística necessária para o sucesso do evento. As informações seguintes foram obtidas na página da Universidade Estadual de Campinas "Eventos e Normas", com acesso em http://www.reitoria.unicamp.br/manualdeeventos/eventos/proto-eventos_cientificos.shtml . Os eventos acadêmicos e científicos são de iniciativa das unidades de ensino e pesquisa ou da Reitoria. As modalidades mais utilizadas em nosso meio são: Congresso: reunião ou encontro de entidades de classe ou associações para a apresentação de conferências. Os congressos podem ser científicos ou técnicos. Seminário: reunião de um grupo de estudos que centraliza debates de assuntos expostos pelos participantes. Trata-se de uma exposição oral para participantes que possuam algum conhecimento prévio do assunto a ser debatido. A sessão divide-se em três partes: fase de exposição, fase de discussão, fase de conclusão. Curso: conjunto de matérias ou lições ministradas em aulas, conferências ou palestras. Palestra: conversa, apresentação de idéias ou conceitos sobre determinado assunto. Feira: demonstração pública. Pode ser organizada por um órgão, como, por exemplo, as feiras da Editora da UNICAMP ou a Feira de Tecnologia de iniciativa da administração central. Exposição: exibição pública de produção artística, industrial, técnica e científica. Mesa-redonda: é preparada e conduzida por um coordenador, que pode ser denominado presidente e funciona como elemento moderador, orientando a discussão para que ela se mantenha em torno do tema principal. Os participantes geralmente são especialistas que apresentam seus pontos de vista sobre o tema, com tempo-limite para a exposição. Após as exposições, os participantes são levados a debater entre si os vários pontos de suas teses, podendo haver a participação dos presentes na forma de perguntas. O êxito da mesa-redonda depende do coordenador, que tem a missão de conduzir os trabalhos de forma a atingir os objetivos. Simpósio: reunião de iniciativa de determinada classe técnica, artística ou científica para debates ligados a um assunto específico e a discussão de tema afim a seus interesses. O simpósio é derivado da mesa-redonda; nele os participantes não debatem entre si. Painel: forma de reunião limitada a um pequeno número de especialistas, em que os expositores debatem entre si o assunto em pauta. O público não tem direito de formular perguntas à mesa. Fórum: tipo de reunião menos técnica cujo objetivo é conseguir a efetiva participação de um público numeroso, que deve ser motivado. Conferência: trata-se de uma preleção pública sobre determinado assunto técnico, artístico, científico ou literário. O conferencista expõe um tema previamente escolhido por um tempo determinado, e em seguida responde às perguntas formuladas por escrito pelo auditório e dirigidas à mesa. É comum a figura do moderador. Ciclo de palestras: derivado da conferência, difere desta pelo fato de poder estar vinculado a uma série de palestras pronunciadas por professores e especialistas na matéria abordada. Jornada: reunião de determinados grupos de profissionais realizada periodicamente, com o objetivo de discussão em congressos. São pequenos congressos, diferindo destes por se tratar de reuniões de grupos de determinada região em épocas propositadamente não coincidentes. Sessões de defesa de tese constituem acontecimento de grande importância no interior das unidades de ensino e pesquisa, e seu agendamento é de responsabilidade da Secretaria da Pós-Graduação da unidade. Na FCM, a defesa de tese requer o uso da beca pelo candidato e pelos membros da banca, mesmo que sejam procedentes de outras instituições. Atenção: A realização de quaisquer eventos no interior do campus, com a presença do reitor, deve obedecer a alguns procedimentos já apresentados no início deste capítulo. A realização de eventos acadêmicos e científicos não foge à regra, em particular quando envolve a participação de autoridades públicas. Esta seção oferece um roteiro prático para uso geral, com o objetivo de permitir bons resultados na condução das tarefas, visando ao êxito final. A primeira providência é criar uma comissão para definir as estratégias, a metodologia e a operacionalização necessária à realização do evento, designando um coordenador-geral. a) Estratégia e metodologia: observações necessárias>>> Temática: a temática será objeto de um texto explicativo, contendo a justificativa e os objetivos do evento. Formato: deve-se pensar no formato do evento com base em dados concretos: resultados desejados, tempo disponível, espaço físico, infra-estrutura, custos, número de participantes. Coordenação do evento: a designação de um coordenador-geral é indispensável. Sua atribuição é de grande responsabilidade, pois de uma coordenação competente depende o êxito do evento. Designação dos responsáveis pelas tarefas: do formato e da estratégia adotados dependerão as diversas tarefas e a quantidade de responsáveis a serem indicados, igualmente indispensáveis para levá-las a bom termo. Levantamento de custos: é imprescindível levantar os custos de locação de espaço físico, equipamentos, confecção e impressão de material de apoio, expedição de correspondência, construção de site, transporte e hospedagem de convidados, contratação de serviços de gravação, recepção, mestre-de-cerimônias para as solenidades de abertura, tradução simultânea, alimentação, publicidade e imprensa. Financiamento e patrocínio: os contatos com agências oficiais, nacionais e internacionais, e com empresas com o objetivo de levantar recursos para a realização dos eventos devem ser efetuados a partir de um projeto bem elaborado, contendo objetivo, justificativa, programa, público-alvo, cronograma de execução, planilha de custos, benefícios para os patrocinadores. As agências oficiais possuem normas e prazos próprios. As empresas, embora mais flexíveis, têm igualmente prazos para fechar suas planilhas (ver o capítulo V, “Programação cultural nos eventos da UNICAMP”). Agências nacionais de financiamento à pesquisa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): <http://www.capes.gov.br>. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): <http://www.cnpq.br>. Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão (FAEPEX): <http://www.prp.unicamp.br/faepex>. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): <http://www.fapesp.br>. Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP): <http://www.finep.gov.br>. Patrocínio: O patrocínio é um investimento que uma empresa faz com o intuito de receber em troca um retorno institucional ou de marketing, de acordo com o valor aplicado. A captação de recursos exige do profissional conhecimento da linguagem de marketing, familiaridade com a quantificação do valor do benefício que seu projeto proporcionará ao patrocinador e do valor da logomarca que está sendo apresentada. A primeira apresentação de um projeto deve ser feita por meio de uma proposta. O projeto deve ser claro, com solicitações objetivas e informações detalhadas sobre os benefícios da ação para o patrocinador. Muitas empresas definem seus investimentos em marketing cultural anualmente, portanto a proposta deve ser encaminhada com bastante antecedência. FONTE: UNICAMP. Acesso em http://www.reitoria.unicamp.br/manualdeeventos/eventos/proto-eventos_cientificos.shtml

terça-feira, 18 de junho de 2013

VIII Semana de Letras da UNIABEU: “Saberes e fazeres da (e na) contemporaneidade – Língua, Literatura e Ensino”.

Primeira chamada para a semana acadêmica de Letras, desta vez com uma novidade: Serão publicados os textos das atividades apresentadas no evento no formato de um e-book (com os devidos registros oficiais de publicação!). A VIII Semana de Letras - “Saberes e fazeres da (e na) contemporaneidade – Língua, Literatura e Ensino” será realizada nos dias 4 e 5 de novembro. Os interessados em publicar suas exposições deverão entregar resumo até dia 11 de agosto e o texto completo até 06 de setembro. Solicite a ficha de inscrição e proposta de atividade pelo e-mail uniabeu2let@abeu.edu.br NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TEXTO NO E-BOOK>>>> 1- Sequência: Título em Arial maiúscula e fonte 14, centralizado. Nome do autor à direita, seguido da sigla da instituição. Resumo em português e 3 palavras-chave. Resumo em inglês ou espanhol e palavras-chave no mesmo idioma. Texto dividido em: Introdução (sem numeração), Desenvolvimento (pode ter subitens), Considerações Finais (Sem numeração) e Referência Bibliográficas. 2- Formatação: Fonte: Arial 12. Margens: 3 cm. Espaçamento: 1,5 para texto. Entrada de parágrafo: 1,25 cm. Citações fora do texto: recuo de 4 cm, fonte 11, espaço simples. Citações dentro do texto (até 3 linhas): fonte 12, entre aspas, espaço 1,5. Chamada autor-data: (SOBRENOME, ano, página). Notas explicativas: no rodapé, numeradas, restritas ao mínimo possível. Referências bibliográficas: Seguir a ABNT, atentando para o fato de que os títulos devem ser em negrito, o itálico apenas para palavras em outros idiomas e aspas para ênfase. Número de páginas: 10 a 15. Sobre o Curso de Letras da UNIABEU: Formar profissionais autônomos, que sejam comprometidos com a vivência plena da cidadania e que considerem indissociável a relação ensino/pesquisa. O curso de Licenciatura em Letras da UNIABEU oferece duas possibilidades de escolha para atuação profissional, uma, para a formação em Português/Literatura e outra, para Português/Inglês. * Português/Literatura - O curso de licenciatura em Letras na graduação em Português/Literatura tem por objetivo preparar docentes para o desenvolvimento didático-pedagógico dos principais componentes curriculares no ensino de língua portuguesa e das literaturas de língua portuguesa nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. O profissional desta área está habilitado também a exercer a atividade de revisão de textos, assessoria técnica a empresas de comunicação, inclusive com utilização de novas tecnologias e mídias eletrônica, como também participação em crítica literária. * Português/Inglês - O curso em licenciatura em Letras na graduação em Português/Inglês tem por objetivo preparar docentes para o desenvolvimento didático-pedagógico dos principais componentes curriculares no ensino de língua portuguesa, língua inglesa e as literaturas de língua inglesa nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. O profissional formado em Letras Português/Inglês está habilitado também a exercer outras atividades além do magistério, tais como: tradução e versão, revisão de textos, assessoria técnica a empresas de comunicação, inclusive com a utilização das novas tecnologias e mídias eletrônicas. Aspectos legais: Autorização: Resolução ConsUni nº 35/2007 - Publicada em 03/11/2003. Reconhecimento: Portaria nº 325 de 28/12/2012 – Publicada em 31/13/12. Coordenação: Prof. Ms. Edson de Siqueira Estarneck Outras informações sobre o Curso de Letras em http://www.uniabeu.edu.br/graduacao.php?curso=14

Bora lá Idiomas

Bora lá é na verdade uma grande família. Sempre achou que aprender Inglês em um ambiente familiar traria melhores resultados. Sendo assim, tornou o projeto Bora lá, em uma família bem grande, onde se aprende não só Inglês, espanhol, Francês, Português e outros idiomas, mas também aprende-se a valorizar as relações interpessoais. Hoje o alvo não é somente a sala de aula, mas esportes, jump class, que nada mais é que um retiro lingüístico, indo ainda além, realizando ações sociais.
A população em geral quer, entre outras coisas, ser ouvida e ser atendidas em suas reais necessidades. Os profissionais Bora lá estão preparados para atender amigos e clientes em horários diversos, não permitindo que a oscilação do horário de trabalho do aluno seja um impedimento ao seu aprendizado. Os horários são flexíveis e visam atender alunos que trabalham offshore ou por escalas. Bora lá, como o próprio nome diz, visa conhecer os idiomas de forma bastante descontraída, quer seja em uma de suas unidades no Brasil, no exterior ou em centros lingüísticos em parceiras com nosso projeto. http://www.boralaidiomas.com.br/site/quem.asp

Professor Arnaldo Azevedo.

Desde o início do projeto, em 1982, são milhares de participantes que buscam atualizar ou ampliar seus conhecimentos, preparando-se para o mercado de trabalho.No momento os cursos profissionalizantes estão funcionando nas Faculdades Integradas Simonsen (Padre Miguel), porém, durante os 30 anos deste projeto, várias instituições de ensino também tiveram os cursos profissionalizantes, com bastante sucesso (Universidade Castelo Branco, Unigranrio, Centro Universitário Celso Lisboa, Faculdade Souza Marques, Faculdade São José, Faculdade São Judas Tadeu, Faculdade de Belford Roxo e Faculdade de Jacarepaguá, CIEP Vila Kennedy, MABE, Instituto Marcos Freitas e Colégio Cruzeiro do Sul). A coordenação geral é do Professor Arnaldo Azevedo (Mestre em Matemática pela UFF). Acesso em http://www.arnaldoazevedocursos.com.br/

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Edições Ch Penha

Diferentes contextos em educação foi escrito pelos professores: Adriana Amaral do Espírito Santo, Alessandra Pinheiro de S da Rocha, Ana Cristina de S Teixeira, Ana Paula S Oppenheimer Forte, Clerian da Silva Pereira, Gilselene Garcia Guimarães, Juliana Gomes de Macedo, Marly Mello de Lucca, Michael George Costa Carneiro. A Professora Dra Marta Sorvi dos Santos agraciou-nos comentando a obra.

Construtora de novos saberes

Prof. Michael G. Carneiro

Depende de você

Você encontra mais orientações no livro “Depende de você – como fazer de seu filho uma história de sucesso” (LTC), no link de acesso logo abaixo.

UMA PROFESSORA EM BUSCA DA INCLUSÃO

A professora e psicóloga Christiane Penha, de 34 anos, começou a se interessar pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) há alguns anos. Sua mãe era professora e sempre procurou integrar, no meio escolar, os alunos com necessidades especiais. Christiane percebeu que deveria ter a mesma dedicação. Hoje após vários cursos, ela prepara outros professores para ensinar Libras e busca sensibilizá-los para a importância do método para combater o preconceito. Quer participar? Tem uma história legal para boa notícia? Envie e-mail para marcela.serosini@extra.inf.br FONTE: Jornal Extra, Edição Baixada. Rio de Janeiro, quarta feira 7 de novembro de 2012. Ano 15. Número 5.919. Página 2. Link de acesso http://extra.globo.com/noticias/rio/uma-professora-em-busca-da-inclusao-de-alunos-com-necessidades-especiais-6653685.html