terça-feira, 18 de março de 2014

V CLAFPL – V Congresso Latino­ Americano de Formação de Professores de Línguas.
A Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Grupo de Trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós­Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL) têm a satisfação de anunciar a realização do V CLAFPL – V Congresso Latino­ Americano de Formação de Professores de Línguas, a ser realizado na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, Goiás, Brasil, no período de 21 a 23 de outubro de 2014, e que terá por tema: CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Acesse http://vclafpl.letras.ufg.br/pages/49967 para maiores informações. Apresentação do Núcleo de Pesquisa Letramento do Professor : O Núcleo de Pesquisa Letramento do Professor, criado em 1991, envolve grupos de pesquisadores que estudam as práticas de leitura e escrita de alfabetizadores, professores de língua portuguesa e outros agentes de letramento com a finalidade de subsidiar os programas de formação de professores e contribuir para a compreensão da identidade profissional dos que ensinam a ler e escrever numa sociedade cada vez mais escrita.
O Núcleo de Pesquisa Letramento do Professor constituiu-se em 1991, em resposta a uma solicitação de um município do interior do estado de São Paulo por assessorias na área de formação de alfabetizadores de jovens e adultos. Hoje o Núcleo abriga diversos grupos que visam a investigar as práticas sociais de uso da escrita de agentes de letramento escolar e não escolar, levando em conta seus contextos de atuação e a formação de uma identidade profissional. A base do Núcleo foi ampliada, incluindo hoje pesquisadores e líderes de pesquisa da PUC-MG, UFPA, UCS, da Faculdade de Educação da UNICAMP e da ONG Ação Educativa. O Núcleo tem sido responsável pela formação de doutores e mestres, pela orientação de alunos de iniciação científica e de doutores recém formados, e pela publicação de livros, coletâneas e artigos com os resultados da pesquisa sobre o letramento e a formação de professores e outros agentes de letramento. O Núcleo desenvolve hoje o Projeto Temático “Formação do Professor: Processos de retextualização e práticas de letramento”, apoiado pela FAPESP e pelo CNPq; participa do projeto de cooperação internacional “Ensino-aprendizagem da escrita na formação de profissionais de nível universitário” desenvolvido pela U. de Stendhal, USP e a UNICAMP, com o apoio das agências CAPES-COFECUB e do projeto “Letramentos múltiplos: formação de agentes de educação lingüística” com a UFRN, dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do CNPq. O objetivo geral do projeto Formação do Professor: Processos de retextualização e práticas de letramento é descrever os mecanismos textuais e discursivos que permitirão inserir professores e alfabetizadores nas práticas de leitura e produção da escrita das diversas instituições de prestígio, levando em conta seu contexto de atuação e a formação de uma identidade profissional. Uma premissa central do projeto é que os usos da escrita pelo professor, que lhe permitem desenvolver seu trabalho como agente de letramento em contexto escolar, dependem das funções que a escrita tem nasua vida, por um lado, e de sua capacidade de entender e de transformar práticas não escolares de letramento, por outro. Pesquisadores da UNICAMP: Faculdade de Educação (FE): Ana Lúcia Guedes Pinto; Flávia Anastácio de Paula; Geisa Genaro Gomes; Leila Cristina Borges da Silva; Maria Cristina Santos de Oliveira Alves; Maria Cristina Silva Tempesta; Maria Eugênia Ribeiro D'Elia; Marissol Prezotto. Instituto de Estudos da Linguagem (IEL): Angela B. Kleiman; Carolina Assis Dias Vianna; Cláudia Lemos Vóvio; Clecio Bunzen; Cosme Batista dos Santos; Glícia Azevedo Tinoco; Julia Antônia Maués Corrêa; Luanda Rejane Soares Sito; Maria Sílvia Cintra Martins; Marília Curado Valsechi; Paula Baracat De Grande; Rosana Cristina da Cunha; Sílvia Letícia Matievicz Pereira; Simone Bueno Borges da Silva. PUC MG: Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues; Jane Quintiliano Guimarães Silva; Juliana Alves Assis; Maria Angela Paulino Teixeira Lopes; Maria Aparecida da Mata; Maria de Lourdes Meirelles Matencio. AÇÃO EDUCATIVA: Ana Lúcia Silva Souza; Mayra Patrícia Moura; Vera Masagão Ribeiro. UNITAU: Alessandra Aparecida de Castro Claro (aluna pesquisadora); Eveline Mattos Tápias Oliveira; Maria de Jesus Ferreira Aires; Maria do Carmo Souza de Almeida; Vera Lúcia Batalha de Siqueira Renda. Acesso em http://www.letramento.iel.unicamp.br/portal/

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