sábado, 6 de julho de 2013

Praças do Conhecimento na Cidade do Rio de Janeiro.

O Projeto: A Praça do Conhecimento é uma grande oportunidade de formar os cibercidadãos de hoje e amanhã, por ser uma área especial para ligar o usuário não só ao mundo da tecnologia, mas também aos seus direitos como cidadão. É constituído de uma Praça, em Padre Miguel, e cinco outras Naves, em Irajá, Madureira, Penha, Santa Cruz e Vila Aliança.
Os prédios abrangem uma grande diversidade de ambientes com equipamentos de alta tecnologia à disposição dos usuários, com ações especificas para os jovens das comunidades locais como concursos, mostras de cinema e oficinas. Os cursos abrangerão conteúdos nas áreas de tecnologia da informação, produção gráfica, web design, computação gráfica, produção de vídeo e fotografia, robótica, entre outros. A proposta da Praça do Conhecimento é funcionar como um polo de inclusão digital, permitindo acesso à internet, ferramentas de ensino e programas de uso pessoal, criando um núcleo de difusão e criação artística, cultural e social para os moradores locais.
Conheça a Praça: A Praça/Nave do Conhecimento oferece uma série de oportunidades para a comunidade. Abaixo, algumas informações importantes para que você entenda o funcionamento. Acesso do público: Terça à Sábado – das 9 da manhã às 9 da noite. Domingo – das 9:30 da manhã às 4:30 da tarde. Ao chegar na Nave você vai encontrar: Terminal de autoatendimento - Terminal de autoatendimento para cadastro de usuários na Praça/Nave, além de consulta de programação e reserva de uso da Lan Table.
Lan Table: Espaço para uso livre de computadores, prontos para navegação na internet, edição de mídias, jogos e demais atividades que usem conteúdo digital. Caso esteja lotada, requer reserva no terminal de autoatendimento.
Biblioteca Digital: Ambiente ideal para estudo e trabalho, é o espaço com computadores com acesso restrito a conteúdos educativos. Caso esteja lotada, requer reserva no terminal de autoatendimento. Poltronas de leitura: Nenhum lugar será melhor para ficar por dentro do que acontece no mundo: as poltronas são equipadas com tablets para leitura de jornais, livros e revistas digitais. Sala Multimídia: Espaço dedicado aos cursos da Praça/Nave. É uma sala equipada com computadores e projetores, que deixam o ambiente educacional mais instigante e interessante.
É também dedicado ao uso de professores por redes de ensino, que podem fazer a reserva da Sala, de acordo com a disponibilidade de horário. Assim, as aulas podem ficar mais dinâmicas e instigantes, garantindo um melhor aprendizado. Parede do Conhecimento: Tela interativa que permite acesso de diversos usuários (multitoque) a aplicativos informativos e educacionais. Contém aplicativos tais como: Grandes Mestres do Conhecimento, Tocador de Vídeos, Notícias, Infográficos etc. Mapa das Comunidades: O mapa da comunidade pode ser visto numa mesa interativa multitoque, com diversas informações divididas em categorias, que indicam os serviços e obras do local. Também é possível deixar sugestões e reclamações no mapa. Galeria Digital: Exibição de obras em forma de exposições virtuais interativas. Através do movimento das mãos, é possível navegar por todo o conteúdo. Árvore da Comunidade * Escultura em formato de árvore, a qual os frutos são telas com depoimentos da comunidade para a posteridade. Além de gravar o seu próprio depoimento, é possível assistir aos outros depoimentos. Nuvem do Conhecimento: É onde todos os conteúdos de todas as Naves e Praça do Conhecimento estão disponíveis. Navegando pela Nuvem é possível acessar informações como arquivos, programas, serviços, perfis e cursos. Playground * Área reservada para crianças, com brinquedos interativos, tais como o Teatro de Histórias e o Cubo Mágico, na Praça do Conhecimento de Padre Miguel. Anfiteatro * Teatro com auditório e sistema de projeção, onde acontecerão diversos eventos. A exibição inicia-se sempre às 19h, as quintas, sextas e sábados. Olho ** Sistema de projeção, com um cinema ao ar livre, onde são passados filmes, documentários e animações. A exibição inicia-se sempre às 7h da noite, nas sextas e sábados. Gruta do Conhecimento ** Cantinho com brinquedos interativos, onde as crianças poderão se "refugiar" e se divertir, nas Naves do Conhecimento. Rio do Amanhã * Maquete do Rio de Janeiro do futuro, com uma tela interativa que mostra informações sobre as obras que estão transformando a cidade. * Apenas na Praça. ** Apenas nas Naves. Saiba mais em http://www.pracadoconhecimento.org.br/#/homepage

Nenhum comentário:

Postar um comentário