quarta-feira, 28 de agosto de 2013

9º Congresso Rio de Educação: 4 e 5 de outubro de 2013.

Prezados educadores, Em um mundo de constantes transformações no qual o conhecimento é um bem precioso, manter-se atualizado é fundamental para o sucesso de qualquer profissional. Ainda mais quando se trata de um educador. Por isso, temos o prazer de convidá-los para o 9º Congresso Rio de Educação, que acontece nos dias 4 e 5 de outubro, no Hotel Sofitel, em Copacabana. Promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro, o evento reunirá palestrantes de altíssimo nível, que apresentarão o que de mais contemporâneo existe na área educacional. Os assuntos serão divididos em quatro grandes palestras e doze oficinas. Serão debatidos, entre outros temas, Educação e Esporte, Gestão de Carreira, Gestão Educacional, Formação e Valorização do Professor, Mídias Sociais, Comunicação e Bullying. O evento é uma oportunidade para que os educadores possam interagir com os palestrantes, trocar ideias e colocá-las em prática em suas instituições de ensino. Aguardamos por vocês! Victor Notrica - Presidente. PALESTRANTES:
Palestra: Gestão escolar e responsabilidade civil. Sábado - 05/10, 08h30. CARLOS ALBERTO LIMA - Doutor e Mestre em Política Social (PPGPS-UFF), Mestre em Educação (Universo). Diretor Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB Niterói – coordenador de Iniciação Científica e Pesquisa do Curso de Direito da Universidade Estácio deSá. Advogado e professor.
Palestra: O educador, o bullying e o ciberbullying. Sábado - 05/10, 13h30. CRIS AMORIM - Professora substituta do Colégio Pedro II. Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Autora de "Faces da morte na prosa brasileira" e "Tamanho G" (Coleção "Era uma vez o bullying").
Palestra: Gestão de carreira como professor. Sábado - 05/10, 08h30. DECIO MORAES - Mestrado em Administração de Novos Negócios. Especialização em: Marketing. Gestão Ambiental. Docência Superior. Graduado em Economia. Teologia. Graduando em Administração de Empresas. Coordenador do MBA em Administração Estratégica da Unesa. Professor universitário, palestrante e escritor.
Palestra: A arte de ensinar. Sexta - 04/10, 14h. DEONISIO DA SILVA - Professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos (1981-2003) e ex-professor da Universidade Estácio de Sá (2003-2013), onde exerceu a Vice-Reitoria, dirigiu a TV Universitária e liderou vários projetos que trataram a língua portuguesa como disciplina estratégica para a aprendizagem, presencialmente e à distância. Assina coluna semanal de Etimologia na revista Caras. Apresenta os programas de língua portuguesa "Sem Papas na Língua" e "Pitadas do Deonísio", na Rádio Bandnews Fluminense, tratando das curiosidades da Língua Portuguesa e da origem das palavras. Tem publicados 34 livros. Recebeu do Ministério da Educação o prêmio de melhor livro do ano. Seu romance mais recente, "Lotte e Zweig", recebeu da Academia Catarinense de Letras (Florianópolis/SC) o prêmio de melhor romance do ano.
Palestra: Da utilidade da poesia. Sábado - 05/10, 10h30. ELISA LUCINDA - Poetisa, jornalista, cantora e atriz brasileira. Idealizadora e fundadora da Casa Poema, instituição socioeducativa que capacita profissionais através da poesia falada para contribuir com a sua formação cidadã, a artista atua fortemente na arte-educação, onde desenvolve também o projeto Versos de Liberdade, em que trata das questões de etnia e racismo nas escolas públicas cariocas. Escreveu 12 livros e está prestes a lançar o seu primeiro romance “Fernando Pessoa, o cavaleiro de nada – Uma autobiografia não autorizada”.
Palestra: Educação que dá certo – os fatores que constroem uma escola e sistema educacional de excelência. Sábado - 05/10, 15h45. GUSTAVO IOSCHPE - Economista, especializado em economia da educação. Formado magna cum laude na University of Pennsylvania – Strategic Management (B.S., Wharton School), Ciência Política (B.A., College of Arts and Sciences). Mestre em Desenvolvimento Econômico e Economia Internacional – Yale University. Articulista da revista “Veja”. Participante do programa “JN no Ar – Blitz da Educação” e do quadro “Pais nota 10” do “Fantástico”, ambos da Rede Globo.
Palestra: O educador, o bullying e o ciberbullying. Sábado - 05/10, 13h30. GUSTAVO TEIXEIRA - Dr. Gustavo Teixeira M.D. M.Ed. Professor Visitante do Department of Special Education, Bridgewater State University. Mestre em Educação, Framingham State University. Fez um curso de extensão em Psicofarmacologia da Infância, Harvard Medical School. Pós-graduado em Psiquiatria (UFRJ) e em Dependência Química (Unifesp) e em Saúde Mental e Desenvolvimento Infantil (SCMRJ).
Palestra: Superação – Viver é como velejar, vale vencer! Sexta - 04/10, 10h30. LARS GRAEL - É duas vezes medalhista olímpico na Classe Tornado e Campeão Mundial da Classe Snipe. Vinte e uma vezes campeão nacional de vela em classes olímpicas ou pan-americanas e octacampeão sul-americano nas classes Tornado e Star. Parte destes títulos foi obtida após o acidente que o fez perder sua perna direita. Foi anunciado como o vencedor absoluto da pesquisa Marcas de Confiança. Dedica-se à causa social através do esporte desde quando fundou o Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael). Mais de 600 palestras ministradas em todos os estados do Brasil e DF nos temas de superação..
Palestra: Compreensão de textos transdisciplinares: desafios e caminhos. Sábado - 05/10, 13h30. MARCELO MORAES CAETANO - Bacharel em português-grego pela Uerj e licenciado em literaturas lusófonas (brasileira, africana e portuguesa) pela Unesa. Especialista em educação pela UFF, Mestre em Estudos da Linguagem pela PUC-Rio, Doutor em Língua Portuguesa pela Uerj, Doutor Honoris Causa em Filosofias e Letras Clássicas pela Universidade de Coimbra e Doutor Honoris Causa em Artes pela Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes.
Palestra: Reflexões sobre as emoções no cotidiano da creche: implicações educativas. Sábado - 05/10, 08h30. MARIANA RONCARATI- Mestre em Educação (Unirio); professora da Especialização em Educação Infantil (PUC-Rio); professora do curso de extensão sobre creche (PUC-Rio). Orientadora pedagógica no Programa de Formação e Intervenção em creche da Baixada Fluminense (PUC-Rio). Pesquisadora (PUC-Rio e Unirio) na área de infância, formação de professores e políticas públicas para a infância.
Palestra: Mídias sociais: um novo desafio na educação. Sábado - 05/10, 10h30. MAURA XERFAN - Especialista em Marketing, atua como consultora de Mídias Sociais no Laboratório de Ideias e como docente titular e Coordenadora do Serviço de Orientação à Carreira-SOC no Centro Universitário Carioca - Unicarioca. Atua também como tutora em ambiente de tecnologia educacional, que opera em plataforma australiana (Moodle).
Palestra: Dimensões fundamentais da ação docente. Sábado - 05/10, 13h30. NILSON JOSÉ MACHADO - Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Autor de diversos livros, entre os quais "Ética e educação" (2012), "Educação - competência e autoridade" (2009), "Educação e autoridade" (2008), "Conhecimento e valor" (2004). Autor de mais de duas dezenas de livros para crianças a partir de cinco anos.
Palestra: O papel da imprensa na valorização do magistério. Sábado - 05/10, 13h30. OCTAVIO GUEDES - Jornalista, Diretor de Redação do Jornal Extra e âncora da CBN Rio. Pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e formado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense. Vencedor de 2 Prêmios Esso e um da Society for New Design. Foi repórter do Jornal do Brasil, O Globo e O Dia, sempre cobrindo assuntos de Cidade e Educação.
Palestra: Escola do futuro: uma receita. Sexta - 04/10, 16h. PATRICIA KONDER LINS E SILVA - Pedagoga. Cursou as faculdades de Sociologia, Biologia, Letras, Filosofia e Pedagogia. Ministra palestras, como no Congresso Nacional de Neurociências, em Águas de Lindoia (2012), no Congresso Internacional da Escola de Pais, em São Paulo (2013) e no Congresso do Livro Digital, em São Paulo. Autora de diversos artigos, publicou o livro "Inteligência se aprende" (Editora Casa da Palavra) e um capítulo do livro "Vivendo esse mundo digital" (Editora ArtMed).
Palestra: A relação do poder público com a rede privada de ensino. Sábado - 05/10, 10h30. PAULO ALCÂNTARA - Licenciado em Física, Mestre em Ciências e Doutor em Engenharia Civil. Foi presidente do Conselho Estadual de Educação/RJ. É diretor do Centro Regional de Expertise da Universidade das Nações Unidas, membro do Conselho Estadual de Educação, da Associação Brasileira de Educação e da Academia Brasileira de Educação.
Palestra: Redação no vestibular - como ajudar seu aluno? Sábado - 05/10, 08h30. RAQUEL FALABELLA - Autora de “Comunicação escrita” e “Falar bem para atender melhor”, ambos do Senac. Consultora externa do “Manual de estilo e redação” do Sesc. Instrutora do treinamento “Comunicação empresarial” em empresas como Petrobras, CNC, Sesc, Senac, Dominus Engenharia, grupo Amil, Unimed e várias outras. Professora de redação do Colégio Bahiense. Coordenadora pedagógica do Sistema Bahiense de Ensino, Ensino Médio.
Palestra: Rondas, rodas e outros brinquedos infantis. Sábado - 05/10, 10h30. SÉRGIO HENRIQUE ANDRADE - Professor de Música licenciado pelo CBM. Mestre em Educação pela UFF. Arte-Educador do Instituto de Arte Tear. Professor de Música da SME-RJ, atua na Coordenação Pedagógica desde 2010. Professor de Música do Ensino Fundamental I da Escola Oga Mitá e da Creche Albert Sabin do Ministério da Saúde.
Acesso em http://www.congressoriodeeducacao.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário